Diferenças entre edições de "Taxa de juro fixa"

Da Thinkfn

Deprecated: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in /home1/thinkfnw/public_html/wiki/includes/diff/DairikiDiff.php on line 390
(Nova página: Uma '''Taxa de juro fixa''' (''fixed rate interest'') é uma taxa de juro que não varia ao longo de toda a duração de um empréstimo. O uso de uma taxa de juro fixa permite tan...)
 
 
(13 edições intermédias não estão a ser mostradas.)
Linha 1: Linha 1:
Uma '''Taxa de juro fixa''' (''fixed rate interest'') é uma [[taxa de juro]] que não varia ao longo de toda a duração de um empréstimo.
+
<metadesc content="Uma taxa de juro fixa (fixed interest rate) é uma taxa de juro que não varia ao longo de toda a duração de um empréstimo." />
 +
<keywords content="taxa fixa, juro fixo, taxa de juro fixa, fixed rate, fixed interest, fixed interest rate" />
  
O uso de uma taxa de juro fixa permite tanto ao credor como ao devedor calcular antecipadamente e com precisão o rendimento e o custo de um empréstimo (ou, mais precisamente, o [[valor actual]] destes montantes). No entanto, expõe ambos ao risco de uma evolução futura desfavorável da [[taxa de referência]] ou da [[inflacção]].
+
[[Imagem:Taxa fixa e variável.PNG|350px|thumb|Taxas de juro fixas e variáveis praticadas para um mesmo crédito, em Novembro de 2007, por uma instituição bancária portuguesa ''(imagem tratada e anonimizada).'' As taxas de juro fixas são, em geral, superiores às [[Taxa de juro variável|taxas variáveis]] para um mesmo crédito, por acarretarem o risco de que as [[taxa de referência|taxas de referência]] evoluam desfavoravelmente durante o período do empréstimo.]]
 +
Uma '''taxa de juro fixa''' (''fixed interest rate'') é uma [[taxa de juro]] que não varia ao longo de toda a duração de um empréstimo.
  
Por exemplo, um empréstimo de taxa fixa, cuja taxa é estabelecida tendo por base uma taxa de referência baixa, expõe o credor a um [[custo de oportunidade]] caso a taxa de referência suba significativamente durante o prazo do empréstimo, porque o seu capital poderia estar a ser remunerado a uma taxa de juro superior. De igual forma, se a taxa é fixada com base numa taxa de inflacção baixa, a subida da inflacção degrada a remuneração do empréstimo.
+
O uso de uma taxa de juro fixa permite tanto ao credor como ao devedor calcular antecipadamente e com precisão o rendimento e o custo de um empréstimo (ou, mais precisamente, o [[valor actual]] destes montantes). No entanto, expõe ambos ao risco de uma evolução futura desfavorável das [[taxa de referência|taxas de referência]].
  
De forma inversa, para o devedor tanto a descida da taxa de referência como da inflacção degradam a qualidade do financiamento.
+
Por exemplo, um empréstimo de taxa fixa, cuja taxa é estabelecida numa altura em que as taxas de referência estão baixas, expõe o credor a um [[custo de oportunidade]] caso as taxas de referência venham a subir significativamente durante o prazo do empréstimo, porque o seu capital poderia estar a ser remunerado a uma taxa de juro superior.
  
Pode obviar-se estes riscos usando uma [[taxa de juro variável]], ou uma combinação de ambas.
+
De forma inversa, para o devedor, a descida da taxa de referência durante o período de empréstimo degrada a qualidade do financiamento.
 +
 
 +
Pode obviar-se este risco usando uma [[taxa de juro variável]], ou uma combinação de ambas as taxas. Outra forma normal de obviar este risco é praticar taxas de juro fixas significativamente superiores às taxas variáveis.
 +
 
 +
É possível a uma empresa ou instituição que adquira um [[financiamento]], usar um tipo de [[derivado|instrumentos financeiros derivados]], chamado [[Swap sobre taxas de juro|''swap'' sobre taxas de juro]] para transformar uma taxa de juro fixa numa [[taxa de juro variável]], ou vice-versa.
  
 
==Ver também==
 
==Ver também==
 
*[[Taxa de juro]]
 
*[[Taxa de juro]]
 
*[[Taxa de juro variável]]
 
*[[Taxa de juro variável]]
 +
*[[Swap sobre taxas de juro|''Swap'' sobre taxas de juro]]
  
{{Contribuiram}}
 
  
[[Categoria:Conceitos]]
+
[[Categoria:Conceitos]][[Categoria:Taxas de juro]]
[[Categoria:Taxas de juro]]
+

Edição atual desde as 05h30min de 12 de novembro de 2008

<metadesc content="Uma taxa de juro fixa (fixed interest rate) é uma taxa de juro que não varia ao longo de toda a duração de um empréstimo." /> <keywords content="taxa fixa, juro fixo, taxa de juro fixa, fixed rate, fixed interest, fixed interest rate" />

Taxas de juro fixas e variáveis praticadas para um mesmo crédito, em Novembro de 2007, por uma instituição bancária portuguesa (imagem tratada e anonimizada). As taxas de juro fixas são, em geral, superiores às taxas variáveis para um mesmo crédito, por acarretarem o risco de que as taxas de referência evoluam desfavoravelmente durante o período do empréstimo. Uma taxa de juro fixa (fixed interest rate) é uma taxa de juro que não varia ao longo de toda a duração de um empréstimo.

O uso de uma taxa de juro fixa permite tanto ao credor como ao devedor calcular antecipadamente e com precisão o rendimento e o custo de um empréstimo (ou, mais precisamente, o valor actual destes montantes). No entanto, expõe ambos ao risco de uma evolução futura desfavorável das taxas de referência.

Por exemplo, um empréstimo de taxa fixa, cuja taxa é estabelecida numa altura em que as taxas de referência estão baixas, expõe o credor a um custo de oportunidade caso as taxas de referência venham a subir significativamente durante o prazo do empréstimo, porque o seu capital poderia estar a ser remunerado a uma taxa de juro superior.

De forma inversa, para o devedor, a descida da taxa de referência durante o período de empréstimo degrada a qualidade do financiamento.

Pode obviar-se este risco usando uma taxa de juro variável, ou uma combinação de ambas as taxas. Outra forma normal de obviar este risco é praticar taxas de juro fixas significativamente superiores às taxas variáveis.

É possível a uma empresa ou instituição que adquira um financiamento, usar um tipo de instrumentos financeiros derivados, chamado swap sobre taxas de juro para transformar uma taxa de juro fixa numa taxa de juro variável, ou vice-versa.

Ver também