Taxa de inflação

Da Thinkfn
Revisão das 16h27min de 17 de dezembro de 2008 por Bmwmb (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

Em economia, a taxa de inflação é uma medida da inflação. É a taxa de variação de um índice de preços (por exemplo, um índice de preços no consumidor). A taxa de decréscimo do poder de compra da moeda é aproximadamente igual à taxa de inflação.

É usada para calcular a taxa de juro real e também o aumento real dos salários. Medidas oficiais desta taxa servem como variáveis de entrada no cálculo de ajustamentos relacionados com o custo de vida e no cálculo de preços dos derivados sobre a inflação.

Descrição da taxa

As taxas de inflação são normalmente taxas anuais, embora os períodos de medição sejam normalmente diferentes de um ano. Com frequência, são apresentadas com ajustamento dos efeitos sazonais, removendo as variações trimestrais sistemáticas.

Definições

Se P_0 é o nível médio de preços corrente e P_{-1} é o nível médio de preços há um ano atrás, a taxa de inflação durante o ano pode ser medida da seguinte forma:

\text{taxa de inflacao} = \frac{P_0 - P_{-1}}{P_{-1}} \times 100%

Após o ano, o poder de compra de uma unidade de dinheiro é multiplicado pelo factor:

\frac {1} {1 + \left ( \frac {\text{taxa de inflacao}} {100} \right )}

Existem outras formas de definir a taxa de inflação, tais como:

\log P_0 \ - \ \log P_{-1}

usando o logaritmo natural, novamente expressa na forma percentual. Neste caso, após o ano, o poder de compra de uma unidade de dinheiro é multiplicado pelo factor:

e^{- { \text {taxa de inflacao}}}

Existem dois métodos gerais de cálculo de taxas de inflação - um usa um período base, o outro usa medições em encadeamento. No método de encadeamento, a cada período as medições ajustam não só os preços mas também o cabaz de produtos envolvido. É o método usado pelo Instituto Nacional de Estatística. Mais comum, no entanto, é a referência a um período base. Isto pode ser verificado nos relatórios da inflação a partir do "peso relativo" atribuído a cada componente, e verificando as notas técnicas do relatório para saber o que é que cada item do cabaz de produtos representa e como é que é calculado.

Ver também

Ligações externas