Diferenças entre edições de "Sondagem"

Da Thinkfn

Deprecated: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in /home1/thinkfnw/public_html/wiki/includes/diff/DairikiDiff.php on line 390
(Teste)
 
 
(2 edições intermédias não estão a ser mostradas.)
Linha 1: Linha 1:
'''Sondagem''' tem a sua raíz [[etimologia|etimológica]] na palavra francesa ''sondage''. Esta surgiu provavelmente no [[século XIV]] com o intuito de expressar o acto de, com recurso a uma [[sonda]], investigar a profundidade da água e a natureza do fundo de um rio ou de um mar.
+
'''Sondagem''' tem a sua raíz etimológica na palavra francesa ''sondage''. Esta surgiu provavelmente no século XIV com o intuito de expressar o acto de, com recurso a uma sonda, investigar a profundidade da água e a natureza do fundo de um rio ou de um mar.
  
No [[século XIX]], [[Honoré de Balzac|Balzac]] utilizou este termo para expressar a ideia de uma pesquisa ou investigação rápida.
+
No século XIX, Balzac utilizou este termo para expressar a ideia de uma pesquisa ou investigação rápida.
  
Entretanto, o termo ''sondagem'', além do domínio marítimo, coexiste actualmente com aplicações nas áreas da [[geologia]], [[medicina]] ou [[estatística]]. A [[língua portuguesa]] não apresenta distinção vocabular entre os diversos domínios, mas, por exemplo, a [[língua inglesa]] diferencia todas estas formas de sondagem com os termos ''sounding'' (marítima), ''boring'' (geológica) e ''probing'' (médica). No campo estatístico, diferencia inclusivamente a sondagem de opinião (''poll'') de outros tipos de sondagem, designados por ''survey samplings''.
+
Entretanto, o termo ''sondagem'', além do domínio marítimo, coexiste actualmente com aplicações nas áreas da geologia, medicina ou [[estatística]]. A língua portuguesa não apresenta distinção vocabular entre os diversos domínios, mas, por exemplo, a língua inglesa diferencia todas estas formas de sondagem com os termos ''sounding'' (marítima), ''boring'' (geológica) e ''probing'' (médica). No campo estatístico, diferencia inclusivamente a sondagem de opinião (''poll'') de outros tipos de sondagem, designados por ''survey samplings''.
  
Em [[França]], e por decisão da [[Comissão Francesa de Normalização do Vocabulário Estatístico]], o termo ''sondage'' aplica-se a estudos que envolvem operações de [[amostragem]], independentemente do seu domínio.
+
Em França, e por decisão da Comissão Francesa de Normalização do Vocabulário Estatístico, o termo ''sondage'' aplica-se a estudos que envolvem operações de [[amostragem]], independentemente do seu domínio.
  
 
Como metodologia de pesquisa, a sondagem possibilita o conhecimento momentâneo de um universo de elementos, numa perspectiva descritiva e quantificada. A escolha e análise de dados são feitas com base numa [[amostra]] de elementos que deverá permitir a extrapolação das interpretações à totalidade do universo.
 
Como metodologia de pesquisa, a sondagem possibilita o conhecimento momentâneo de um universo de elementos, numa perspectiva descritiva e quantificada. A escolha e análise de dados são feitas com base numa [[amostra]] de elementos que deverá permitir a extrapolação das interpretações à totalidade do universo.
  
As áreas de aplicação das sondagens estatísticas são muito diversas, tendo especial destaque os estudos das populações humanas, nomeadamente sob a forma de estudos pré-eleitorais ou de [[opinião pública]]. Ainda no que diz respeito a este tipo de populações, as sondagens surgem noutras áreas como a [[sociologia|sociológica]] (por exemplo, estudo sobre a [[literacia]] de uma população), [[demografia|demográfica]] (por exemplo, caracterização da estrutura dos [[agregado familiar|agregados familiares]]), [[economia|económica]] (por exemplo, construção de indicadores de conforto de uma [[população]]) ou de [[marketing]] (por exemplo, estudos sobre o comportamento dos consumidores de certo produto).
+
As áreas de aplicação das sondagens estatísticas são muito diversas, tendo especial destaque os estudos das populações humanas, nomeadamente sob a forma de estudos pré-eleitorais ou de opinião pública. Ainda no que diz respeito a este tipo de populações, as sondagens surgem noutras áreas como a sociológica (por exemplo, estudo sobre a literacia de uma população), demográfica (por exemplo, caracterização da estrutura dos agregados familiares), [[economia|económica]] (por exemplo, construção de indicadores de conforto de uma [[população]]) ou de [[marketing]] (por exemplo, estudos sobre o comportamento dos consumidores de certo produto).
  
A sondagem tem as seguintes vantagem em relação ao [[recenseamento]]:
+
A sondagem tem as seguintes vantagem em relação ao recenseamento:
*custo - é mais económica, por exigir menos recursos e meios e uma menor estrutura;
+
*'''custo''' - é mais económica, por exigir menos recursos e meios e uma menor estrutura;
*tempo - é mais rápida por haver menos respostas a recolher, tratar e analisar;
+
*'''tempo''' - é mais rápida por haver menos respostas a recolher, tratar e analisar;
*informação obtida - quando se pretendem conhecer características da população que não se resumem a factos (por exemplo, pode importar conhecer opiniõs, expectativas, previsões, entrando na vertente psicológica do indivíduo), pode-se realizar um questionário mais detalhado se se abordar um menor conjunto de elementos;
+
*'''informação obtida''' - quando se pretendem conhecer características da população que não se resumem a factos (por exemplo, pode importar conhecer opiniõs, expectativas, previsões, entrando na vertente psicológica do indivíduo), pode-se realizar um questionário mais detalhado se se abordar um menor conjunto de elementos;
*exequibilidade - ao contrário de um recenseamento, que pode não ser exequível (por exemplo, população grande e muito dispersa)
+
*'''exequibilidade''' - ao contrário de um recenseamento, que pode não ser exequível (por exemplo, população grande e muito dispersa)
*credibilidade da amostra - as conclusões produzidas a partir de uma amostra têm validade;
+
*'''credibilidade da amostra''' - as conclusões produzidas a partir de uma amostra têm validade;
  
=={{Apontadores externos}}==
+
==Links relevantes==
 +
*{{pt}} [http://www.sondagem.org Sondagem - Coloque Sondagens no seu site]
 +
*{{pt}} [http://www.sondagenspt.net SondagensPT.net - Inquéritos/Sondagens]
 +
*{{pt}} [http://www.sondagens.tk Sondagens.TK - Cria a tua Sondagem]
 +
*{{pt}} [http://www.questionarios.com Construção de questionários em português]
 +
*{{pt}} [http://sondagemdodia.blogspot.com Sondagem do Dia - Todos os dias uma sondagem diferente no teu site / blog]
 +
*{{en}} [http://www.ericdigests.org/2003-3/survey.htm Survey Professionals Using Electronic Surveys]
 +
*{{en}} [http://www.ericdigests.org/2002-2/surveys.htm Conducting Web-Based Surveys]
 +
*{{en}} [http://gsociology.icaap.org/methods Free resources for methods in social research] has links to resources for surveys and sampling.
 +
*{{en}}  http://www.home.att.net/~OPSINC/itandod4.pdf
  
'''Em português'''
 
  
*[http://www.sondagem.org Sondagem - Coloque Sondagens no seu site]
+
{{Wikipedia|Sondagem}}
*[http://www.sondagenspt.net SondagensPT.net - Inquéritos/Sondagens]
+
*[http://www.sondagens.tk Sondagens.TK - Cria a tua Sondagem]
+
*[http://www.questionarios.com Construção de questionários em português]
+
*[http://sondagemdodia.blogspot.com Sondagem do Dia - Todos os dias uma sondagem diferente no teu site / blog]
+
  
'''Em inglês'''
+
[[Categoria:Estatística]]
 
+
*[http://www.ericdigests.org/2003-3/survey.htm Survey Professionals Using Electronic Surveys]
+
*[http://www.ericdigests.org/2002-2/surveys.htm Conducting Web-Based Surveys]
+
*[http://gsociology.icaap.org/methods Free resources for methods in social research] has links to resources for surveys and sampling.
+
* http://www.home.att.net/~OPSINC/itandod4.pdf
+
 
+
 
+
[[categoria:Estatística]]
+

Edição atual desde as 18h53min de 29 de outubro de 2008

Sondagem tem a sua raíz etimológica na palavra francesa sondage. Esta surgiu provavelmente no século XIV com o intuito de expressar o acto de, com recurso a uma sonda, investigar a profundidade da água e a natureza do fundo de um rio ou de um mar.

No século XIX, Balzac utilizou este termo para expressar a ideia de uma pesquisa ou investigação rápida.

Entretanto, o termo sondagem, além do domínio marítimo, coexiste actualmente com aplicações nas áreas da geologia, medicina ou estatística. A língua portuguesa não apresenta distinção vocabular entre os diversos domínios, mas, por exemplo, a língua inglesa diferencia todas estas formas de sondagem com os termos sounding (marítima), boring (geológica) e probing (médica). No campo estatístico, diferencia inclusivamente a sondagem de opinião (poll) de outros tipos de sondagem, designados por survey samplings.

Em França, e por decisão da Comissão Francesa de Normalização do Vocabulário Estatístico, o termo sondage aplica-se a estudos que envolvem operações de amostragem, independentemente do seu domínio.

Como metodologia de pesquisa, a sondagem possibilita o conhecimento momentâneo de um universo de elementos, numa perspectiva descritiva e quantificada. A escolha e análise de dados são feitas com base numa amostra de elementos que deverá permitir a extrapolação das interpretações à totalidade do universo.

As áreas de aplicação das sondagens estatísticas são muito diversas, tendo especial destaque os estudos das populações humanas, nomeadamente sob a forma de estudos pré-eleitorais ou de opinião pública. Ainda no que diz respeito a este tipo de populações, as sondagens surgem noutras áreas como a sociológica (por exemplo, estudo sobre a literacia de uma população), demográfica (por exemplo, caracterização da estrutura dos agregados familiares), económica (por exemplo, construção de indicadores de conforto de uma população) ou de marketing (por exemplo, estudos sobre o comportamento dos consumidores de certo produto).

A sondagem tem as seguintes vantagem em relação ao recenseamento:

  • custo - é mais económica, por exigir menos recursos e meios e uma menor estrutura;
  • tempo - é mais rápida por haver menos respostas a recolher, tratar e analisar;
  • informação obtida - quando se pretendem conhecer características da população que não se resumem a factos (por exemplo, pode importar conhecer opiniõs, expectativas, previsões, entrando na vertente psicológica do indivíduo), pode-se realizar um questionário mais detalhado se se abordar um menor conjunto de elementos;
  • exequibilidade - ao contrário de um recenseamento, que pode não ser exequível (por exemplo, população grande e muito dispersa)
  • credibilidade da amostra - as conclusões produzidas a partir de uma amostra têm validade;

Links relevantes


Smallwikipedialogo.png

Esta página usa conteúdo da Wikipedia. O artigo original estava em Sondagem. Tal como o Think Finance neste artigo, o texto da Wikipedia está disponível segundo a GNU Free Documentation License.