Diferenças entre edições de "Regra 80/20"

Da Thinkfn
 
(2 edições intermédias não estão a ser mostradas.)
Linha 8: Linha 8:
  
 
O Principio de Pareto é melhor preciso dentro do conceito de [[Eficiência de Pareto]], também introduzido pelo referido economista Vilfredo Pareto.
 
O Principio de Pareto é melhor preciso dentro do conceito de [[Eficiência de Pareto]], também introduzido pelo referido economista Vilfredo Pareto.
 +
 +
==Ver também==
 +
* [[A Cauda Longa]] - uma analogia moderna que utiliza o Princípio de Pareto como base para a definição.
 +
 +
==Links relevantes==
 +
*{{pt}} [http://www.notapositiva.com/dicionario_gestao/principio_pareto.htm Princípio de Pareto], em NotaPositiva
 +
*{{pt}} [http://www.editoras.com/rocco/022345.htm  O princípio 80/20] ISBN: 8532511813
 +
*{{en}} [http://management.about.com/cs/generalmanagement/a/Pareto081202.htm About.com: Pareto's Principle]
  
  
  
 
[[Categoria:Teorias]][[Categoria:Conceitos]]
 
[[Categoria:Teorias]][[Categoria:Conceitos]]

Edição atual desde as 05h30min de 17 de janeiro de 2010

A regra 80/20, também conhecida pelo principio de Pareto, adoptando o nome do economista italiano Vilfredo Pareto quando este observou que 80% das terras em Itália eram detidas por 20% da população, sugere que 80% de algo é produzido ou detido por 20% das pessoas.

É muito comum, nos negócios e na economia, observar esta rule of thumb, quando verificamos que 80% das terras são detidas por 20% da população; 80% dos impostos são pagos por 20% da população; 80% da riqueza do mundo é detida por 20% da população; 80% da rendibilidade de um banco advem de 20% dos seus clientes; 80% das vendas são geradas por 20% dos clientes; etc...

De facto, a regra 80/20 não é uma verdadeira regra e tão pouco pode ser considerada uma lei determinista, pois, por vezes a distribuição é ainda mais desigual, como observa Nassim Taleb, no seu livro “The Black Swan” , em que observou que 97% dos livros vendidos são de 20% dos autores.

Embora esta regra não possa ser regida e determinista, o facto é que por vezes, onde existe este tipo de concentração (80/20) torna-se mais fácil e preditivo tomar uma decisão por é possível identificar onde estão claramente os 20% mais importantes. Por exemplo, como relata Taleb no referido livro, fazendo referencia ao artigo de Malcolm Gladwell publicado no “The New Yorker”, o a maioria dos abusos a prisioneiros é atribuído a um pequeno número de guardas, pelo que basta acompanhar este pequeno número de guardas e a taxa de abuso de prisioneiros caia vertiginosamente.

O Principio de Pareto é melhor preciso dentro do conceito de Eficiência de Pareto, também introduzido pelo referido economista Vilfredo Pareto.

Ver também

  • A Cauda Longa - uma analogia moderna que utiliza o Princípio de Pareto como base para a definição.

Links relevantes