Quando os stop losses não funcionam

Da Thinkfn
Revisão das 17h06min de 30 de setembro de 2009 por Bmwmb (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

Muitas vezes vemos, em defesa do trading sem qualquer consideração pelo valor do que se compra e vende, que um stop loss pode sempre proteger a carteira de perdas catastróficas.

Um stop loss é um nível definido ao qual um trader toma a perda numa dada posição independentemente de achar que essa posição pode ou não voltar a andar a seu favor.

Os stop losses podem ser mentais, definidos pelo trader mas apenas introduzidos no sistema de negociação quando ele vê o seu nível de stop loss ser atingido. Ou podem ser automáticos, sendo introduzidos no sistema de negociação pouco depois de o trader tomar a posição, e tendo desde logo um “trigger”/nível de preço que despoletará a ordem de stop loss.

A razão muitas vezes apontada para não se introduzirem stop losses automáticos no sistema, está em que ao proceder-se dessa forma está a dar-se a informação a alguns players (sejam eles o broker por o­nde se introduz a ordem, a ECN para o­nde ela é dirigida, ou o especialista de mercado no caso da NYSE) de que existe uma ordem que será despoletada por um determinado nível de preço. Ora, essa informação pode permitir que esses players tomem dela vantagem fazendo o que se chama “running the stops” que mais não é que uma alteração rápida do mercado que visa apenas despoletar uma zona o­nde existam stop losses suficientes para compensar fazer essa manobra.

Bem, mas essa é apenas uma breve discussão de stops. O que importa aqui, foi que hoje nos foi dado um exemplo de um caso em que nem os stop losses valeriam de nada. Essa caso foi a Elan. o­ntem fechou a $26.90, hoje abriu a $8.85. Nenhum stop loss automático teria valido de nada (apenas seriam executados na abertura), e mesmo os mentais seriam de pouco valor pois a queda foi muito rápida e sem liquidez.

Assim, os stop losses não são a panaceia, e mais uma vez mostram que duas outras coisas são muito importantes para se aumentar a probabilidade de vencer no mercado:

  • Uma, será nunca se tomarem posições tão grandes que um evento deste tipo ponha em causa a totalidade de um ano de trabalho nos mercados (20% da carteira numa posição que perde 70% num dia, faria perder 14% da totalidade da carteira, pelo que 20% parece ser um bom – e agressivo – limite superior);
  • Outra, será tentar ter em conta o valor daquilo em que se investe. Pois muito dificilmente um investimento com valor previsivelmente acima da sua cotação de mercado tenderá a ter um dia de 70% de perda. A Elan, obviamente, era uma acção consideravelmente sobreavaliada e que descontava como certo um acontecimento que ainda possuía incerteza – o sucesso incondicional da sua terapia para esclerose múltipla;


Autor

Incognitus, em 28/2/2005

Comentários

Existe no fórum um tópico destinado a comentar este artigo.

Disclaimer

Este comentário é um artigo de opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. Alerta-se ainda que a compra ou venda é da responsabilidade do investidor bem como o lucro ou perda daí existente. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos neste artigo. Em caso de dúvidas, deverá o investidor procurar um intermediário financeiro, a Euronext, ou a CMVM.