Diferenças entre edições de "Prevalência"

Da Thinkfn

Deprecated: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in /home1/thinkfnw/public_html/wiki/includes/diff/DairikiDiff.php on line 390
(Desfeita a edição 7364 de Nabor (Discussão))
 
Linha 1: Linha 1:
'''COMUNICADO Nº 01'''
+
Usada em [[estatística]] e em epidemiologia, a prevalência pode referir-se a:
  
: '''Thorn Gilts'''
+
* número total de casos existentes numa determinada [[população]] e num determinado momento temporal;
: '''Rightsideclub'''
+
* proporção de casos existentes  numa determinada [[população]] e num determinado momento temporal.
: '''Simulador Humano'''
+
 
: '''Rui Resende'''
+
A prevalência permite compreender o quanto é comum, ou rara, uma determinada doença ou situação numa população. Com este objectivo é preferível o uso dos valores em [[proporção]], mas caso se opte pelo uso do número total de casos convém referir a dimensão da população a que se refere.
: '''RR economics'''
+
 
: '''Market Maker'''
+
É habitualmente usada em epidemiologia em doenças crónica ou situações de duração prolongada, como a obesidade, a hipertensão arterial ou o cancro. Na área da saúde a prevalência ajuda o profissional a conhecer a [[probabilidade]] - ou [[risco]] - de um indivíduo sofrer de determinada doença. O conceito é também muito útil na elaboração e planificação de políticas e programas de saúde, uma vez que permite organizar os recursos existentes para os problemas de saúde mais importantes.
: '''Orson Vaughn'''.
+
 
 +
Em decisão clínica a prevalência representa o conceito de [[probabilidade pré-teste]] uma vez que representa a probabilidade que cada indivíduo tem à partida, e antes de se aplicar um teste diagnóstico, de sofrer determinada doença.
 +
 
 +
 
 +
{{Wikipedia|Prevalência}}
 +
 
 +
[[categoria:Estatística]]

Edição atual desde as 05h43min de 14 de janeiro de 2008

Usada em estatística e em epidemiologia, a prevalência pode referir-se a:

  • número total de casos existentes numa determinada população e num determinado momento temporal;
  • proporção de casos existentes numa determinada população e num determinado momento temporal.

A prevalência permite compreender o quanto é comum, ou rara, uma determinada doença ou situação numa população. Com este objectivo é preferível o uso dos valores em proporção, mas caso se opte pelo uso do número total de casos convém referir a dimensão da população a que se refere.

É habitualmente usada em epidemiologia em doenças crónica ou situações de duração prolongada, como a obesidade, a hipertensão arterial ou o cancro. Na área da saúde a prevalência ajuda o profissional a conhecer a probabilidade - ou risco - de um indivíduo sofrer de determinada doença. O conceito é também muito útil na elaboração e planificação de políticas e programas de saúde, uma vez que permite organizar os recursos existentes para os problemas de saúde mais importantes.

Em decisão clínica a prevalência representa o conceito de probabilidade pré-teste uma vez que representa a probabilidade que cada indivíduo tem à partida, e antes de se aplicar um teste diagnóstico, de sofrer determinada doença.


Smallwikipedialogo.png

Esta página usa conteúdo da Wikipedia. O artigo original estava em Prevalência. Tal como o Think Finance neste artigo, o texto da Wikipedia está disponível segundo a GNU Free Documentation License.