Performance anxiety

Da Thinkfn
Revisão das 08h17min de 13 de novembro de 2008 por Incognitus (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

Performance anxiety (ansiedade da performance) é a ansiedade que os gestores de fundos sentem por os seus fundos não estarem a produzir rendibilidade num momento em que os índices (e os outros Fundos), estão.

Esta ansiedade existe porque os clientes do fundo ficam muito insatisfeitos quando, em mercados que subiram muito, os seus fundos sobem pouco. E clientes insatisfeitos rapidamente levam a administrações insatisfeitas. O que faz com que o gestor de fundos possa correr maior risco na sua carreira se não ganhar muito quando o mercado ganha muito, do que se perder muito quando o mercado perde muito.

Assim, mercados em subida acentuada tendem a “sugar” todo o dinheiro disponível para neles investir, o que ao mesmo tempo perpetua a subida para lá do que seria razoável, e torna a queda posterior mais forte (pois o pico acontece num momento em que existe pouca liquidez disponível para investir). Isto porque durante a subida acentuada, a posse de liquidez por parte dos fundos leva rapidamente a uma underperformance (pois a liquidez não valoriza), e portanto, à “performance anxiety”, que por sua vez leva a uma pressão muito forte para colocar toda a liquidez no mercado.

Ver também