Juro simples

Da Thinkfn
Revisão das 15h08min de 31 de outubro de 2007 por Incognitus (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

Juro simples é o regime de capitalização de juros onde a taxa de juro incide apenas sobre o capital, sem reinvestimento.

Neste caso, a cada período de capitalização, aplicamos a taxa de juro sobre o capital inicial e obtemos o valor do juro para aquele período. Quando há mais de um período envolvido, basta somar todos os juros obtidos ou, de forma mais simples, multiplicar o juro de um período pelo número de períodos da aplicação. Assim, chegamos à equação de cálculo do juro simples:

J=Cin\,\!
onde
  • C = capital
  • i = taxa de juro
  • n = período de capitalização


Capitalização em juro simples

Portanto, para um investimento C obtemos, ao final de n períodos a uma taxa de juro simples de i:

M=C+J\,\!

Ou seja, substituindo J pela sua expressão:

M=C(1+in)\,\!


Actualização

Sabendo nós o resultado de um investimento (M), o prazo e a taxa de juro simples a que foi aplicado o capital, podemos actualizar o resultado de investimento de forma a apurarmos o valor do capital investido. Esta fórmula, que é o valor actual de um montante futuro, é usada em muitos cálculos financeiros, nomeadamente no cash flow descontado:

C= \frac{M}{1+in}


Equivalência de Capitais

A equivalência de capitais permite que se compare duas opções de investimento, ou que se encontre uma opção de investimento equivalente a um ou mais investimentos. A definição de equivalência de capitais é:

Dois investimentos são equivalentes se possuirem o mesmo valor actual no presente.