Index arbitrage

Da Thinkfn

Index arbitrage ou arbitragem com índices é um tipo de arbitragem que se foca na relação que existe entre um índice e os seus componentes.

Visto que um índice, como o S&P500 é composto por acções individuais (500, no caso do S&P), e que o valor do índice depende directamente das cotações dos seus componentes, por via da aplicação de uma fórmula, torna-se possível arbitrar diferenças de valor entre o valor dessas componentes e o valor de produtos financeiros baseados no valor do índice (por exemplo, futuros, opções, ETFs, CFDs).´

Mecânica da arbitragem

Sempre que o valor dos componentes do índice se afaste no seu agregado demasiado para cima, de forma a cobrir os custos de transacção e spreads de mercado em relação à cotação de um qualquer produto financeiro baseado no índice, o arbitragista vende um basket de acções representativas do índice, e compra o produto financeiro linkado ao índice.

No caso contrário, em que os componentes do índice se afastem no seu agregado para baixo, o arbitrgista comprará os componentes do índice e venderá o produto financeiro que está linkado ao índice.

Esta arbitragem é mais comum entre os componentes do índice e os futuros do índice, mas como referimos pode acontecer com qualquer produto financeiro que esteja ligado ao valor do índice.

O arbitragista deixará correr a arbitragem até ao vencimento do futuro, ou eliminará a posição de arbitragem assim que seja eliminada pelo mercado a ineficiência que deu origem à posição. Para eliminar a posição o arbitragista tem apenas que fazer os movimentos opostos aos originais.

Execução

Visto que:

  • Os índices regra geral são compostos por bastantes papéis (dos 20 do PSI20 aos 500 do S&P 500, ou mais ainda por exemplo no Wilshire 5000);
  • O timing de execução é crítico (pois senão a oportunidade de arbitragem poderá desaparecer ou a composição da carteira executada poderá já não corresponder à pretendida)

A execução de arbitragens em índices é, regra geral, executada com recurso a program trading, em que os baskets de compra ou venda são executados em poucos segundos por máquinas que enviam as ordens pretendidas directamente para a bolsa.