Fundo de tesouraria

Da Thinkfn

Fundos de tesouraria são fundos de baixo risco, abertos, que fazem essencialmente aplicações em instrumentos financeiros de curto prazo, como papel comercial, depósitos no mercado monetário interbancário, bilhetes do tesouro, etc.

Devido ao seu baixo risco, estes fundos tendem também a ter valorizações baixas e pouco voláteis. No entanto devido à crise financeira de 2008, e ao congelar de alguns mercados em que estes fundos investiam (ABCP), bem como a falências extremamente rápidas (caso da Lehman Brothers), alguns destes fundos experimentaram uma volatilidade mais elevada e consequentes perdas.

Risco cambial

No caso de fundos de tesouraria internacionais (money market funds)', um subscritor poderá estar sujeito a risco cambial, a menos que o fundo esteja denominado na mesma moeda.

Comissões baixas

Devido à sua baixa rendibilidade e volatilidade, estes fundos estão também geralmente expostos a um comissionamento baixo, quer de gestão, quer de subscrição e resgate, podendo mesmo estar isentos destas últimas duas comissões.