Diferenças entre edições de "Fundo de maneio"

Da Thinkfn

Deprecated: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in /home1/thinkfnw/public_html/wiki/includes/diff/DairikiDiff.php on line 390
(Nova página: Designa-se por '''Fundo de maneio''' a parte excedente do activo circulante que cobre o passivo circulante, ou seja, a parte dos activos fáceis de liquidar que cobre os passivos que e...)
 
Linha 7: Linha 7:
 
Resumindo
 
Resumindo
  
<tex>FM = Capitais permanentes - Imobilizado líquido</tex>
+
''FM =  
                      FM = Capitais permanentes – Imobilizado líquido
+
Activo circulante
 +
- Passivo circulante''
  
Ou ainda, o Fundo de maneio exprime a parcela das origens cujo grau de exigibilidade é fraco e que está a financiar aplicações cujo o grau de liquidez é elevado:
+
ou
 +
 
 +
''FM =
 +
Capitais permanentes
 +
– Imobilizado líquido''
 +
 
 +
 
 +
Torna-se assim possível apurar as '''necessidades de fundo de maneio''', que resumidamente consistem em:
 +
 
 +
Necessidades de fundo de maneio =
 +
Fundo de maneio (margem de segurança)
 +
+ Clientes
 +
+ Existências
 +
- Fornecedores
 +
 
 +
A '''variação das necessidades de fundo de maneio''' resulta numa aplicação de cash flow, ou seja, consome cash. Portanto subidas de clientes ou existências, muitas vezes normais com o aumento da actividade, são ao mesmo tempo negativas por consumirem recursos, ao passo que subidas de fornecedores providenciam recursos (e descidas, consomem-nos por ausência e necessidade de substituição).
 +
 
 +
 
 +
[[Categoria:Conceitos]]

Revisão das 14h40min de 22 de outubro de 2007

Designa-se por Fundo de maneio a parte excedente do activo circulante que cobre o passivo circulante, ou seja, a parte dos activos fáceis de liquidar que cobre os passivos que exigem liquidação a curto prazo.

É necessária a existência de um fundo de maneio, uma margem de segurança, para evitar rupturas de tesouraria.

Podemos assim definir o fundo de maneio como sendo a parte dos capitais permanentes que não é absorvida no financiamento do imobilizado líquido e que, consequentemente, vai cobrir (parcial ou totalmente) da necessidades de financiamento do ciclo de exploração.

Resumindo

FM = Activo circulante - Passivo circulante

ou

FM = Capitais permanentes – Imobilizado líquido


Torna-se assim possível apurar as necessidades de fundo de maneio, que resumidamente consistem em:

Necessidades de fundo de maneio = Fundo de maneio (margem de segurança) + Clientes + Existências - Fornecedores

A variação das necessidades de fundo de maneio resulta numa aplicação de cash flow, ou seja, consome cash. Portanto subidas de clientes ou existências, muitas vezes normais com o aumento da actividade, são ao mesmo tempo negativas por consumirem recursos, ao passo que subidas de fornecedores providenciam recursos (e descidas, consomem-nos por ausência e necessidade de substituição).