Flippers

Da Thinkfn

Flippers são traders que participam em OPVs ou IPOs apenas com o intuito de venderem muito rapidamente as acções obtidas.

Estes traders tanto podem ser particulares como instituições.

O Flipping é uma estratégia que regra geral compensa, porque a intensidade de IPOs e OPVs aumenta quando o mercado se encontra quente, e nessas alturas quase todos os IPOs/OPVs sobem, ainda que em alguns casos durante pouco tempo, do seu preço de colocação. Inclusive durante bolhas famosas, como a bolha do nasdaq ou agora a bolha chinesa, a subida média do preço de colocação ao preço do primeiro dia de transacção chega a cifrar-se em mais de 100%.

Problema

Embora seja uma estratégia de baixo risco e elevado retorno, é também uma estratégia mal vista pelos colocadores. Razão pela qual dificilmente alguém referiria a sua intenção de vender rapidamente o papel que lhe seja atribuído.

Os colocadores, tentando evitar este fenómeno, tenderão activamente a providenciar maus rateios para quem eles desconfiam que assim procederá.

A bolsa de valores brasileira, Bovespa, tenta afastar os flippers, com base no registo de transacções em IPO's anteriores.

Por exemplo, no caso do IPO da própria Bovespa, se em duas ou mais das quatro ofertas consideradas o investidor teve seu saldo abaixo de 80% do total adquirido no primeiro dia de negociação, foi automaticamente considerado como "sem prioridade".

Links relevantes

Exemplos de tentativas de bloquear flippers em OPVs: