Estimativa contabilística

Da Thinkfn
Revisão das 16h26min de 20 de maio de 2009 por Think Finance (discussão | contribs)

A estimativa contabilística (accounting estimate em inglês) é uma quantia escriturada de um elemento (activo ou passivo) por aproximação na ausência de uma forma mais precisa de mensuração resultante das incertezas inerentes às actividades empresárias.


Método

O método de estimativa contabilística envolve juízos fundamentais apoiados na última informação disponível e não significa que a fiabilidade das demonstrações financeiras seja abalada.

As estimativas incidem, nomeadamente, sobre inventário, dívidas, activos depreciáveis, etc. de forma a permitir, por exemplo, ultrapassar as incertezas resultantes da mensuração de dívidas de cobrança duvidosa ou do consumo de benefícios económicos de activos depreciáveis.


Alteração na estimativa contabilística

A estimativa contabilística pode ser ajustada na quantia escriturada se ocorrer alterações respeitantes às circunstâncias sobre as quais a estimativa se fundamentou ou em resultado de novas informações. Uma vez que resulta de nova informação, este tipo de ajustamento não cai dentro das definições de rúbrica extraordinária ou erro fundamental. <ref>Norma Contabilística de Relato Financeiro (NCFR)4 (que tem como base a Norma Internacional de Contabilidade IAS 8).</ref>


Referências

<references />


Artigo informativo
Este artigo ou parte dele é partilhado com a associação de investidores ATM. Para saber mais sobre esta parceria entre AQUI.