Diferenças entre edições de "Elisão fiscal"

Da Thinkfn

Deprecated: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in /home1/thinkfnw/public_html/wiki/includes/diff/DairikiDiff.php on line 390
(Redireccionando para Elisão e evasão fiscal)
 
 
(8 edições intermédias não estão a ser mostradas.)
Linha 1: Linha 1:
#REDIRECT [[Elisão e evasão fiscal]]
+
A [[elisão fiscal]] ''(tax avoidance)'' é uma prática legal em que o [[contribuinte]] faz um [[planeamento fiscal]] através de um estudo jurídico-económico dos [[negócio]]s que pretende realizar, com a finalidade de reduzir a carga fiscal e tributária dentro dos limites permitidos por lei e de acordo com o ordenamento jurídico. Ou seja, na elisão fiscal o contribuinte evita que o negócio seja gerador de uma obrigação fiscal e por isso o [[imposto]] não é devido, logo é um método lícito e legítimo usado com o objectivo de obter uma menor carga fiscal.
  
 +
A elisão fiscal distingue-se da [[evasão fiscal]] na medida em que na primeira o contribuinte usa meios lícitos e legítimos para reduzir a carga fiscal e na segunda o contribuinte foge ao pagamento de impostos devidos por uso de meios ilícitos.
  
[[Categoria:Conceitos]]
+
== Ver também ==
 +
*[[Benefício fiscal]]
 +
*[[Evasão fiscal]]
 +
 
 +
 
 +
[[Categoria:Direito]][[Categoria:Fiscalidade]][[Categoria:Gestão de empresas]]

Edição atual desde as 16h11min de 12 de março de 2010

A elisão fiscal (tax avoidance) é uma prática legal em que o contribuinte faz um planeamento fiscal através de um estudo jurídico-económico dos negócios que pretende realizar, com a finalidade de reduzir a carga fiscal e tributária dentro dos limites permitidos por lei e de acordo com o ordenamento jurídico. Ou seja, na elisão fiscal o contribuinte evita que o negócio seja gerador de uma obrigação fiscal e por isso o imposto não é devido, logo é um método lícito e legítimo usado com o objectivo de obter uma menor carga fiscal.

A elisão fiscal distingue-se da evasão fiscal na medida em que na primeira o contribuinte usa meios lícitos e legítimos para reduzir a carga fiscal e na segunda o contribuinte foge ao pagamento de impostos devidos por uso de meios ilícitos.

Ver também