Diferenças entre edições de "Drilling e exploração de petróleo"

Da Thinkfn
Linha 1: Linha 1:
 +
[[Imagem:Rotary_drilling_rig.jpg|right|300px|thumb|Um ''rig'' de perfuração rotativa terrestre.<br /><small>Imagem: Anadarko Petroleum Corporation</small>]]
 
O '''Drilling e exploração de petróleo''' é um sector que serve de fornecedor para a indústria petrolífera, procedendo à pesquisa e localização de campos petrolíferos viáveis, e posteriormente à construção dos furos propriamente ditos.
 
O '''Drilling e exploração de petróleo''' é um sector que serve de fornecedor para a indústria petrolífera, procedendo à pesquisa e localização de campos petrolíferos viáveis, e posteriormente à construção dos furos propriamente ditos.
  

Revisão das 20h23min de 13 de novembro de 2008

Um rig de perfuração rotativa terrestre.Imagem: Anadarko Petroleum Corporation O Drilling e exploração de petróleo é um sector que serve de fornecedor para a indústria petrolífera, procedendo à pesquisa e localização de campos petrolíferos viáveis, e posteriormente à construção dos furos propriamente ditos.

Nas últimas décadas, esta indústria sofreu oscilações importantes, em que a subida do preço do petróleo levava as petrolíferas a investir em maior pesquisa e abertura de novos poços, o que provocava um aumento da produção disponível no mercado, o que colapsava os preços do petróleo e por conseguinte, a actividade de pesquisa e exploração. Porém, com o fenómeno do Peak oil, não é presentemente garantido que essa característica cíclica se mantenha.

Equipamento

Os equipamentos utilizados para proceder a furos exploratórios ou produtivos, denominam-se "rigs"

A pesquisa e exploração tanto pode ser efectuada em terra como em mar. A exploração terrestre já está mais madura, pelo que a indústria tem expandido substancialmente na via marítima. Nesta, geralmente classificam-se os rigs pela profundidade a que podem actuar, por exemplo:

  • Rigs típicos de baixa profundidade, até 250-300 pés, muito utilizados no GOM (Golfo do México);
  • Rigs de média profundidade, capazes de ir até 2500-5000 pés de profundidade;
  • Rigs de águas profundas, para profundidades em excesso de 5000 pés.

Variáveis determinantes da rendibilidade

Historicamente, a actividade foi cíclica e o primeiro indicador de uma melhoria da actividade viria de uma subida do preço do petróleo.

Dentro da actividade, são variáveis relevantes a seguir:

  • A utilização da capacidade, pois a inexistência de capacidade disponível leva a uma subida de preços, e folga, a uma queda;
  • As dayrates, que são os preços propriamente pagos pela capacidade.

Os rigs também podem ser contratados por prazos longos, nomeadamente os dedicados a maiores profundidades, o que amortece eventuais oscilações do mercado.

Links relevantes