Daytrade

Da Thinkfn
Revisão das 15h17min de 7 de outubro de 2007 por Incognitus (discussão | contribs)

Operação no mercado em que se compra e vende o mesmo papel no mesmo dia.

Conjugação de operações de compra e de venda realizadas em um mesmo dia, dos mesmos ativos, commodities ou títulos, por um mesmo agente, por uma mesma sociedade corretora, cuja liquidação é exclusivamente financeira.

Atenção para o detalhe de que normalmente denomina-se daytrade a compra e a venda do mesmo activo mas não somente nesta ordem, ou seja, se o agente vender um activo(que já possuia de dias anteriores) pela manhã e recomprá-lo ao final do dia, isso também é um daytrade.

Mais do que isso, consiste numa actividade em que o objectivo é a negociação de activos financeiros com vista ao aproveitamento das flutuações dos preços destes durante o dia (sessões de bolsa).

Nos finais de 2001 a SEC criou a regra do “Pattern Daytrader”. Essa regra consiste em que se um trader efectuar 4 daytrades no espaço de 5 dias, então esse trader é um “Daytrader Padrão” (Pattern Daytrader), estando sujeito a que lhe bloqueiem a conta. Para estar isento desta regra o trader tem que se ter um valor líquido da carteira superior a 25000 USD. As corretoras, para evitar o bloqueio (de 90 dias), tendem a impedir que o cliente abra posições novas uma vez ultrapassados os 3 daytrades nos últimos 5 dias. O cliente pode sempre fechar posições já abertas.

Resumindo, se quiser fazer daytrading activo nos EUA usando uma corretora norte-americana, deverá possuir pelo menos um saldo de 25000 USD, ou tal actividade torna-se restringida por esta regra.