Cof

Da Thinkfn
Revisão das 13h19min de 4 de dezembro de 2007 por Viana (discussão | contribs)

COF é a sigla corresponde a “Consulta de OFertas”, que vem do comando COF do antigo sistema informático de negociação em continuo da Bolsa de Valores de Lisboa, o Tradis, e que disseminava integralmente o livro de ordens.

Objectivo

Este comando permitia ao operador visualizar todas ordens de compra e venda presentes no mercado (ainda não efectuadas) para um determinado activo, o que hoje é também conhecido por profundidade do mercado, na medida em que mostra o número de ordens, quantidade de acções aos diferentes preços de compra e de venda.

Essas ordens, ainda não executadas, representam as intenções registadas de compra e venda dos investidores para determinada quantidade e preço de um determinado activo. Essas ordens são executadas em tempo real por uma tarefa de matching do sistema de negociação sempre que alguém se predispõe a comprar ou a vender aos preços registados de compra e venda, sendo satisfeitas de acordo com o melhor preço de negociação e dimensão de todos os preços de compra e venda e depois considerando a antiguidade de registo da ordem em sistema. Ou seja, as ordens de compra e de venda são satisfeitas do melhor preço para o pior apresentado no livro de ordens de acordo com a quantidade de acções disponíveis e com a antiguidade das mesmas no sistema.

O livro de ordens é muito útil para o trader na medida em que lhe dá a informação do total de quantidade de acções a que este pode vender a determinado preço médio.

Ver também