Certificados de aforro

Da Thinkfn
Revisão das 05h40min de 14 de outubro de 2010 por Incognitus (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

Os Certificados de aforro são instrumentos de dívida pública criados com o objectivo de captar a poupança das famílias. São nominativos, não negociáveis e não transmissíveis excepto em caso de falecimento do titular. Têm para o seu titular o risco de crédito do Estado Português.

Como dívida pública, têm a característica principal de serem distribuídos a retalho, isto é, serem colocados directamente juntos dos aforradores e terem montantes mínimos de subscrição reduzidos. A emissão e o resgate de certificados de aforro pode ser efectuada nos balcões dos CTT (entidade contratada para o efeito pelo IGCP).

A remuneração dos certificados de aforro é geralmente comparável à dos depósitos a prazo, mas tem a vantagem de possuir prémios de permanência crescentes com o tempo de imobilização, mantendo ainda assim a possibilidade de desmobilização a qualquer momento, sem penalização.

Links relevantes


Forum.jpg Este assunto possui um tópico principal para discussão no Fórum de Bolsa Think Finance. Pode comentar as últimas novidades e ouvir as opiniões dos restantes participantes aí.