Diferenças entre edições de "Capitação"

Da Thinkfn
Linha 2: Linha 2:
  
 
*Na época feudal era cobrado das famílias burguesas.  
 
*Na época feudal era cobrado das famílias burguesas.  
*No Brasil colonial, foi cobrada a partir de 1734 com o intuito de acabar com a "''ociosidade dos pretos livres''", que incluia toda a população pobre negra ou mestiça. Cada branco ou "Preto Forro" (negro alforriado ou [[mulato]] livre) tinha de pagar semestralmente o [[imposto]] de 4 oitavas e 3 quartos de [[ouro]] por cabeça de [[escravo]], e cada "Preto Forro" tinha de pagar por si mesmo capitação semestral de 2 oitavas, 1 quarto e 4 vinténs de ouro.
+
*No Brasil colonial, foi cobrada a partir de 1734 com o intuito de acabar com a "''ociosidade dos pretos livres''", que incluia toda a população pobre negra ou mestiça. Cada branco ou "Preto Forro" (negro alforriado ou mulato livre) tinha de pagar semestralmente o [[imposto]] de 4 oitavas e 3 quartos de [[ouro]] por cabeça de [[escravo]], e cada "Preto Forro" tinha de pagar por si mesmo capitação semestral de 2 oitavas, 1 quarto e 4 vinténs de ouro.
  
  

Revisão das 10h38min de 4 de outubro de 2008

Capitação é o nome dado aos impostos que são pagos per capita (literalmenta, "por cabeça"), cobrados em diversas épocas da história.

  • Na época feudal era cobrado das famílias burguesas.
  • No Brasil colonial, foi cobrada a partir de 1734 com o intuito de acabar com a "ociosidade dos pretos livres", que incluia toda a população pobre negra ou mestiça. Cada branco ou "Preto Forro" (negro alforriado ou mulato livre) tinha de pagar semestralmente o imposto de 4 oitavas e 3 quartos de ouro por cabeça de escravo, e cada "Preto Forro" tinha de pagar por si mesmo capitação semestral de 2 oitavas, 1 quarto e 4 vinténs de ouro.


Smallwikipedialogo.png

Esta página usa conteúdo da Wikipedia. O artigo original estava em Capitação. Tal como o Think Finance neste artigo, o texto da Wikipedia está disponível segundo a GNU Free Documentation License.