Capex

Da Thinkfn
Revisão das 10h28min de 19 de fevereiro de 2008 por Viana (discussão | contribs)

Capex (Capital Expenditures) são gastos de capitais ocorridos quando uma empresa investe na compra, melhoramento, desenvolvimento ou extensão da vida de activos corpóreos, tais como infra-estruturas, equipamento, sistemas, propriedades, etc. que tenham um período de vida útil (produzam benefícios) superior ao exercício (um ano); é portanto sujeito a reconhecimento do respectivo custo via amortizações.

Importância do Capex no cálculo do valor justo de uma empresa

O CapEx tem extrema importância no cálculo do Free Cash Flow por ser um custo de investimento que melhora a capacidade da empresa em gerar dinheiro.

Erros comuns

Muitos analistas adicionam CapEx (ou consideram CapEx positivo) ao EBITA no cálculo do Free Cash Flow, o que, mesmo que feito apenas em alguns exercícios, é errado. O CapEx deve ser sempre tido como uma despesa de investimento (e nunca como um proveito; apesar de gerar benéficos), logo subtraído (considerado negativo) ao EBITA. Esses erros influenciam sobremaneira o apuramento do fair value apurado através de um modelo de Discounted Cash Flow, podendo, por exemplo, influenciar o valor justo obtido em aproximadamente 30%, com uma pequena alteração de 10% no CapEx no último exercício de um período de 5 anos.

Onde encontrar o valor do Capex?

O valor do CapEx é obtido através do mapa de cash flow (Cash Flow Statements) na rubrica “Investing” em “Additions to property and equipament” (ex: Cash Flow Statements da Microsoft disponível na página de relações com os investidores) ou na rubrica “Investing Activities, Cash Flows Provided By or Used In” em “Capital Expenditures” (ex: Cash Flow Statements da Microsoft disponível no Yahoo! Finance). Este valor é sempre negativo.

No exemplo da Microsoft o CapEx em 2007 foi de (2.264) Milhões de dólares.

Ver também