Diferenças entre edições de "Capex"

Da Thinkfn
Linha 1: Linha 1:
'''Capex''' ('''''Ca'''pital '''Ex'''penditures'') são gastos de capitais ocorridos quando uma empresa investe na compra, melhoramento, desenvolvimento ou extensão da vida de activos corpóreos, tais como infra-estruturas, equipamento, sistemas, propriedades, etc. que tenham um período de vida útil (produzam benefícios) superior ao exercício (um ano); é portanto sujeito a reconhecimento do respectivo custo via amortizações.  
+
'''Capex''', '''Capital expenditures''' ou '''gastos em capital''' são despesas que produzem benefícios ao longo de um período futuro longo (superior a um ano). O capex ocorre quando uma empresa compra activos ([[imobilizado]]) ou investe em activos já existentes que possuam uma vida útil superior ao exercício em que ocorre a compra ou investimento.
  
== Importância do Capex no cálculo do valor justo de uma empresa ==
+
O capex é usado pela empresa para adquirir ou melhorar activos físicos tais como instalações, equipamento, veículos e outro tip de activos que possuem vidas e usos que não se esgotam no exercício em que são adquiridos, e que portanto estão sujeitos a um reconhecimento do respectivo custo ao longo de vários exercícios, via [[amortizações]].
  
O CapEx tem extrema importância no cálculo do ''[[Free Cash Flow]]'' por ser um custo de investimento que melhora a capacidade da empresa em gerar dinheiro.  
+
A diferença entre uma despesa que é classificada como capex e uma despesa normal, é portanto o facto da totalidade da despesa normal ser reconhecida no mesmo exercício em que ocorre.
  
=== Erros comuns ===
+
A importância de apurar o capex de um exercício vem de que, exceptuando casos de financiamento de longo prazo, a saída de dinheiro respeitante ao capex ocorre no exercício em que se incorre no dito, não obstante o seu custo ser reconhecido apenas parcialmente nesse exercício e nos seguintes. Logo, torna-se numa rúbrica importante do [[mapa de cash flow]]s (em actividades de investimento), e influencia sobremaneira a capacidade da empresa de gerar dinheiro para outras aplicações (por exemplo, para remunerar o accionista), influenciando fortemente o [[free cash flow]] gerado pela empresa.
  
Muitos analistas adicionam CapEx (ou consideram CapEx positivo) ao [[EBITA]] no cálculo do ''Free Cash Flow'', o que, mesmo que feito apenas em alguns exercícios, é errado. O CapEx deve ser sempre tido como uma despesa de investimento (e nunca como um proveito; apesar de gerar benéficos), logo subtraído (considerado negativo) ao EBITA. Esses erros influenciam sobremaneira o apuramento do ''[[fair value]]'' apurado através de um modelo de ''[[Discounted Cash Flow]]'', podendo, por exemplo, influenciar o valor justo obtido em aproximadamente 30%, com uma pequena alteração de 10% no CapEx no último exercício de um período de 5 anos.
 
  
== Onde encontrar o valor do Capex? ==
+
==Ver também==
 +
*[[Mapa de cash flow]]
 +
*[[Demonstração de resultados]]
 +
*[[Balanço]]
 +
*[[Amortizações]]
 +
*[[Gastos Operationais]] (OPEX)
  
O valor do CapEx é obtido através do [[mapa de cash flow]] (''Cash Flow Statements'') na rubrica “''Investing''” em “''Additions to property and equipament''” (ex: [http://www.microsoft.com/msft/reports/ar07/staticversion/10k_fr_cas.html ''Cash Flow Statements'' da Microsoft] disponível na página de relações com os investidores) ou na rubrica “''Investing Activities, Cash Flows Provided By or Used In''” em “''Capital Expenditures''” (ex: [http://finance.yahoo.com/q/cf?s=MSFT&annual Cash Flow Statements da Microsoft] disponível no Yahoo! Finance). Este valor é sempre negativo.
 
  
No exemplo da Microsoft o CapEx em 2007 foi de (2.264) Milhões de dólares.
+
==Links relevantes==
 +
*[http://www.investopedia.com/terms/c/capitalexpenditure.asp Investopedia, Capex - Capital Expenditure]
  
== Ver também ==
 
 
*[[Amortizações]]
 
*[[Balanço]]
 
*[[Cash flow]]
 
*[[Demonstração de resultados]]
 
*[[Demonstrações de fluxos de caixa]]
 
*''[[Discounted Cash Flow]]''
 
*[[EBITDA]]
 
*''[[Free Cash Flow]]''
 
*[[Gastos Operationais]] (OPEX - ''operating expenditures'')
 
  
[[Categoria:Contabilidade]]
+
[[Categoria:Conceitos]][[Categoria:Contabilidade]]

Revisão das 13h57min de 15 de março de 2008

Capex, Capital expenditures ou gastos em capital são despesas que produzem benefícios ao longo de um período futuro longo (superior a um ano). O capex ocorre quando uma empresa compra activos (imobilizado) ou investe em activos já existentes que possuam uma vida útil superior ao exercício em que ocorre a compra ou investimento.

O capex é usado pela empresa para adquirir ou melhorar activos físicos tais como instalações, equipamento, veículos e outro tip de activos que possuem vidas e usos que não se esgotam no exercício em que são adquiridos, e que portanto estão sujeitos a um reconhecimento do respectivo custo ao longo de vários exercícios, via amortizações.

A diferença entre uma despesa que é classificada como capex e uma despesa normal, é portanto o facto da totalidade da despesa normal ser reconhecida no mesmo exercício em que ocorre.

A importância de apurar o capex de um exercício vem de que, exceptuando casos de financiamento de longo prazo, a saída de dinheiro respeitante ao capex ocorre no exercício em que se incorre no dito, não obstante o seu custo ser reconhecido apenas parcialmente nesse exercício e nos seguintes. Logo, torna-se numa rúbrica importante do mapa de cash flows (em actividades de investimento), e influencia sobremaneira a capacidade da empresa de gerar dinheiro para outras aplicações (por exemplo, para remunerar o accionista), influenciando fortemente o free cash flow gerado pela empresa.


Ver também


Links relevantes