Diferenças entre edições de "Candlestick"

Da Thinkfn
(Padrões)
(Padrões simples)
Linha 23: Linha 23:
 
===Padrões simples===
 
===Padrões simples===
 
Existem múltiplos padrões de velas, com os mais simples apresentados à direita, segue-se uma breve lista:
 
Existem múltiplos padrões de velas, com os mais simples apresentados à direita, segue-se uma breve lista:
[[Image:basiccandlesticks.GIF|left]]
+
[[Image:basiccandlesticks.GIF|right]]
  
 
# White candlestick - assinala uma tendência ascendente.
 
# White candlestick - assinala uma tendência ascendente.

Revisão das 16h26min de 20 de outubro de 2007

Candlestick é o nome de uma técnica de análise gráfica de mercado, criada no Japão em meados do século XVII, nas antigas bolsas de arroz de Osaka. É o nome ocidentalizado (em inglês), pelo qual esta técnica se tornou conheicda no mundo inteiro, foi criado pelo estado-unidense Steve Nison, investidor de Wall Street.

No século XVII os japoneses desenvolveram um método de análise técnica para analisar os preços de contratos futuros de arroz. O arroz era a riqueza e os fazendeiros de todo o Japão podiam mandar sacas de arroz que eram mantidas em armazéns, em troca, recebiam um cupão representativo do valor, o qual poderia ser vendido a qualquer momento. Apenas na bolsa Dojima operavam cerca de 1300 traders de arroz.

O termo Candlestick (candelabro em inglês) se deve ao fato dos elementos gráficos utilizados na representação dos preços praticados pelo mercado lembrarem velas, distribuídas sobre a área do gráfico.

A análise faz-se através da identificação de "figuras" formadas pelos "candles" (velas) em determinado ponto da tendência de mercado.

Atribui-se a Munehisa Honma o maior desenvolvimento desta técnica de análise. Ele não via a necessidade de se fazer presente em Osaka, comunicava as intruções de compra e venda por mensageiros.

Diz a lenda que conseguiu 100 trades consecutivos vitoriosos. Das suas teorias evoluiram as técnicas de candlestick que hoje são utilizadas em todo o mundo.

Os padrões de candles são úteis para um alarme antecipado de futuros movimentos dos preços, além de sevirem também como sinalizadores de suportes e resistências.

Também são úteis para sinalizar u mercado sobrevendido ou sobrecomprado.

Existem operadores que utilizam somente estes padrões para os seus trades, porém recomenda-se seu uso em complemento a outros indicadores técnicos.

Estrutura da Candlestick

As candlesticks são compostas do corpo (preto ou branco) e uma sombra superior ou inferior. A sombra ilustra os pontos mais elevados e baixos a que transaccionou o activo, e o corpo marca a abertura e o fecho. Se o activo subiu da abertura para o fecho o corpo é branco com a abertura no ponto mais baixo do corpo e o fecho no ponto mais elevado, se desceu, negro, com a abertura no ponto mais elevado do corpo e o fecho no ponto mais baixo. A candlestick pode não ter corpo (se a abertura for igual ao fecho, será uma mera linha), nem sombras (se a abertura ou o fecho coincidir com o mínimo ou o máximo, essa sombra não existirá).

Padrões

Padrões simples

Existem múltiplos padrões de velas, com os mais simples apresentados à direita, segue-se uma breve lista: right

  1. White candlestick - assinala uma tendência ascendente.
  2. Black candlestick - assinala uma tendência descendente.
  3. Long lower shadow - sinal bullish (a sombra inferior tem que ter pelo menos o tamanho do corpo, quanto maior, mais forte o sinal)
  4. Long upper shadow - sinal bearish (a sombra superior tem que ter pelo menos o tamanho do corpo, quanto maior, mais forte o sinal)
  5. Hammer - Um padrão bullish se acontecer durante uma tendência negativa (sombra inferior longa e corpo pequeno ou inexistente); Shaven head - bullish durante um downtrend e bearish durante um uptrend (sem sombra superior); Hanging man - bearish durante um uptrend (sombra inferior longa, pouco ou nenhum corpo, a sombra é um múltiplo do comprimento do corpo)
  6. Inverted hammer - signals bottom reversal, however confirmation must be obtained from next trade (may be either a white or black body); Shaven bottom - signaling bottom reversal, however confirmation must be obtained from next trade (no lower wick); Shooting star - a bearish pattern during an uptrend (small body, long upper wick, small or no lower wick)
  7. Spinning top white - neutral pattern, meaningful in combination with other candlestick patterns
  8. Spinning top black - neutral pattern, meaningful in combination with other candlestick patterns
  9. Doji - neutral pattern, meaningful in combination with other candlestick patterns
  10. Long legged doji - signals a top reversal
  11. Dragonfly doji - signals trend reversal (no upper wick, long lower wick)
  12. Gravestone doji - signals trend reversal (no lower wick, long upper wick)
  13. Marubozu white - dominant bullish trades, continued bullish trend (no upper, no lower wick)
  14. Marubozu black - dominant bearish trades, continued bearish trend (no upper, no lower wick)

Complex Patterns

Despite those rather simple patterns depicted in the section above, there are more complex and difficult patterns which have been identified over the past.

Candlestick charts also convey more information than other forms of charts, such as bar charts. Just as with bar charts, they display the absolute values of the open, high, low, and closing price for a given period. But, they also show how those prices are relative to the prior periods prices, so one can tell by looking at one bar if the price action is higher or lower than the prior one. That and they are visually easier to look at, and can be colorized for even better definition.

Use of Candlestick Charts

Candlestick charts are a visual aid for decision making in stock, forex, commodity and options trading. For example, when the bar is white and high relative to other time periods, it means buyers are very bullish. The opposite is true for a black bar.


Links relevantes