Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios

Da Thinkfn
Revisão das 14h23min de 21 de abril de 2010 por Incognitus (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

A Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), surgiu no final de 2003, como consequência do alargamento das actividades representadas pela APFIN – Associação Portuguesa das Sociedades Gestoras de Patrimónios e de Fundos de Investimento às Empresas Gestoras de Fundos de Pensões.

A APFIPP pretendeu, assim, constituir-se como a única entidade em Portugal que integra quer Fundos de Investimento, Mobiliário e Imobiliário, quer Fundos de Pensões, quer ainda as Gestoras de Patrimónios, representando, assim, os interesses da gestão de activos e dos Fundos de Pensões nacionais de uma forma mais eficiente, tendo sempre em atenção a especificidade dos quatro tipos de indústrias que congrega.

Actualmente a APFIPP tem como Associadas 41 Sociedades Gestoras com sede em Portugal sendo que, em termos de áreas de actividade, representa 14 que gerem Fundos de Investimento Mobiliário, 16 que se dedicam à gestão de Fundos de Investimento Imobiliário, 12 que gerem Fundos de Pensões e 13 que exercem a actividade de Gestão de Patrimónios. A APFIPP tem ainda como Associadas 6 Sociedades Gestoras com sede no estrangeiro mas com actividades em Portugal, nomeadamente ao nível da distribuição dos seus Fundos. A Associação representa, assim, alguns dos maiores investidores institucionais portugueses: só as Associadas da APFIPP com sede em Portugal são actualmente responsáveis pela gestão de cento e onze mil cento e trinta e sete milhões de euros (valores de 31 de Março de 2007).

Decorre desta constatação que o papel desempenhado por estes sectores é da maior importância:

  1. Para o mercado de capitais - ao aplicar nele de forma profissional a poupança dos aforradores;
  2. Para o sistema financeiro - ao gerar procura para os títulos emitidos pelas empresas e instituições nacionais e internacionais.

A missão da APFIPP é a de representar e defender os interesses dos sectores que representa, assim como dos participantes e clientes, junto das autoridades nacionais e internacionais e entidades reguladoras do mercado, designadamente o Governo, a CMVM, o ISP e o Banco de Portugal, e a de promover a actividade junto do público, nomeadamente, difundindo informação sobre as indústrias que congrega.

Fonte

Ver também

Links relevantes