Arbitragem salarial

Da Thinkfn
Revisão das 06h50min de 21 de abril de 2010 por Viana (discussão | contribs)

A arbitragem salarial refere-se à tendência das empresas, particularmente aquelas com uma componente laboral muito forte, escolherem para localizar as suas actividades produtivas, locais onde os custos salariais são mais baixos.

Geralmente, é referida como a arbitragem salarial global, e é um fenómeno crescente da globalização, que tende, ceteris paribus, a aproximar os salários nas diferentes regiões do globo, pressionando os salários em baixa no mundo desenvolvido, e pressionando-os em alta no mundo emergente.

Fricção

Uma das fricções que pode gerar a assimetria de salários entre diversos países, nomeadamente entre países desenvolvidos e menos desenvolvidos, mesmo perante esta arbitragem salarial que tende a eliminar tais assimetrias, é qualidade do trabalho. Muitas vezes a qualidade é um reflexo da cultura do próprio país e até de legislações vigentes.

Outras fricções são as leis laborais e fiscais que podem variar de pais para pais ou mesmo de Estado para Estado no caso dos EUA. Ou

Ou seja, a arbitragem salarial depara-se por vezes com a arbitragem regulatória e cultura (ligada à qualidade do trabalho), o que justifica que existam países, Estado ou cidades com diferentes salários entre si.

Exemplos

Exemplos da arbitragem salarial são a emigração da produção industrial para a China, ou a deslocalização de muitos serviços (por exemplo, de atendimento ao consumidor) para call centers na Índia.

Ver também