Arbitragem da France Telecom

Da Thinkfn
Revisão das 17h02min de 14 de julho de 2009 por Think Finance (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

200px Os últimos dias viram surgir um fenómeno bastante raro nos dias de hoje. Uma discrepância enorme no valor de duas acções iguais cotadas em mercados diferentes.

Isso está a acontecer desde 23 de Maio de 2006, e refere-se aos ADSs da France Telecom (cotados na NYSE) quando comparados à acção France Telecom cotada na Euronext.

Ao fecho de Sexta-Feira, a acção estava a 17.10 Euros, com o EUR/USD a 1.2750, e o ADS fechou a $22.65.

Ora, 17.10 x 1.2750 = $21.80, ou seja, a acção France Telecom na Europa estava cerca de 3.9% mais barata do que o ADS da France Telecom na NYSE.

Isto não se deve ao ex-dividend, pois o ADS ficou ex-dividend em 5 de Maio de 2006, e a acção ficou ex-dividend em 10 de Maio. Além de que regra geral, o ADS fica ex-dividend mais cedo, ou seja nunca poderia ser responsável por uma sobrevalorização do ADS face à acção.

Uma primeira explicação tem a ver com o facto de até Sexta-Feira, não existir nos EUA papel disponível para empréstimo e venda curta de FTE. Assim, a discrepância acima assinalada foi ainda maior até Sexta. Mas a partir de Sexta passou a estar disponível papel e ainda assim a ineficiência não foi eliminada.

Aqui surge uma outra explicação: Segundo o Bank of New York, devido a algumas formalidades não é possível comprar France Telecom na Europa e converte-las em ADSs para venda posterior nos EUA, ao contrário do que é normal. Portanto, embora exista uma ineficiência óbvia o mercado não tem ao seu dispor todos os mecanismos para a eliminar rapidamente, estando agora dependente da acção dos detentores de ADSs, que perante esta ineficiência da qual poderão não estar conscientes, deveriam vender massivamente o ADS e comprar FTE na Europa.

Assim, fica pelo menos o alerta para quem detenha ADSs, que pode fazer sentido vende-los e comprar FTE na Europa, e para quem acredite na eficiência do mercado faz sentido vender curto FTE na NYSE e comprar FTE na Euronext, esperando que rapidamente o mercado encontre o seu equilíbrio. De notar que este tipo de diferenças não existe em outras telecoms como a Deutsche Telekom ou Vodafone, também disponíveis com cotação nos EUA.


Autor

Incognitus, em 24/5/2006

Comentários

Existe no fórum um tópico destinado a comentar este artigo.

Disclaimer

Este comentário é um artigo de opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. Alerta-se ainda que a compra ou venda é da responsabilidade do investidor bem como o lucro ou perda daí existente. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos neste artigo. Em caso de dúvidas, deverá o investidor procurar um intermediário financeiro, a Euronext, ou a CMVM.