Diferenças entre edições de "Arbitragem"

Da Thinkfn

Deprecated: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in /home1/thinkfnw/public_html/wiki/includes/diff/DairikiDiff.php on line 390
Linha 1: Linha 1:
'''Arbitragem''' é uma operação de compra e venda de activos com o objectivo de aproveitar um desequilíbrio no seu preço entre dois (ou possivelmente mais) mercados. Quando o desequilíbrio é suficientemente grande para ser aproveitado (após contabilizar todos os custos, entre os quais se contam os das transacções, de armazenamento, de transporte, de dividendos, etc.) o arbitragista consegue realizar um lucro isento de risco sem ter investido capitais próprios.
+
'''Arbitragem''' é uma operação de compra e venda de activos correlacionados com o objectivo de aproveitar um desequilíbrio nos seus preços. Por exemplo, quando uma mesma acção é cotada em dois ou mais mercados, uma arbitragem consiste em comprá-la no mercado em que a cotação é mais baixa e vendê-la no mercado em que a cotação é mais alta. Quando a diferença de preços entre as duas transacções é superior aos custos totais inerentes à operação, a arbitragem resulta num lucro isento de risco sem investimento de capitais próprios. As operações de arbitragem tendem a anular desequilíbrios no preço de activos correlacionados resultando num aumento da eficiência dos mercados.
  
 
[[Categoria:Conceitos]]
 
[[Categoria:Conceitos]]

Revisão das 14h02min de 9 de outubro de 2007

Arbitragem é uma operação de compra e venda de activos correlacionados com o objectivo de aproveitar um desequilíbrio nos seus preços. Por exemplo, quando uma mesma acção é cotada em dois ou mais mercados, uma arbitragem consiste em comprá-la no mercado em que a cotação é mais baixa e vendê-la no mercado em que a cotação é mais alta. Quando a diferença de preços entre as duas transacções é superior aos custos totais inerentes à operação, a arbitragem resulta num lucro isento de risco sem investimento de capitais próprios. As operações de arbitragem tendem a anular desequilíbrios no preço de activos correlacionados resultando num aumento da eficiência dos mercados.