Alavancagem operacional

Da Thinkfn
Revisão das 20h39min de 30 de novembro de 2008 por Incognitus (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

A alavancagem operacional refere-se ao grau de alavancagem que os resultados operacionais possuem em relação às vendas, ou seja, em que medida é que uma subida de x% nas vendas, provoca uma subida superior a x% nos resultados operacionais da empresa. Sempre que essa medida seja superior a 1, ou seja, que 1% de subida nas vendas provoque uma subida superior a 1% nos resultados operacionais, existe alavancagem operacional.

A alavancagem operacional existe devido à diluição dos custos fixos por uma base de vendas maior, visto que o aumento das receitas não implicará aumento dos custos fixos.

È de notar que a alavancagem operacional também funcionará ao contrário, uma redução nas vendas de 1%, levará a uma redução superior a 1% nos resultados operacionais. Isso será particularmente grave em empresas onde os custos fixos tenham um peso muito grande.

O fenómeno da alavancagem operacional explica porque é que conceitos como as same store sales nos retalhistas ou ARPU nas telecoms assumem tanta importância.

A alavancagem operacional é a principal razão para existirem economias de escala.

Ver também