Ajuda:Predefinições

Da Thinkfn
Revisão das 13h59min de 4 de dezembro de 2008 por Bmwmb (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

Para articular todo o mecanismo de protecção, de documentação, de desenvolvimento e de testes das predefinições, cada predefinição pode ser dividida em várias páginas.

Em geral, o mecanismo deixa na página de cada predefinição somente o código da predefinição em si. Todos os restantes elementos são colocados noutras páginas adicionais, que têm certos sufixos chave. Estas páginas adicionais são opcionais, podendo não existir para muitas predefinições.

Páginas das predefinições

Cada predefinição pode ser constituída por até cinco páginas, cujos nomes são:

  • Predefinição:<nome>
Página do código - esta é a página da predefinição, com o código da mesma.
  • Predefinição:<nome>/doc
Página da documentação - esta é a página de documentação da predefinição. Ela é incluída (transcluded) na página do código usando {{documentation}}.
  • Predefinição:<nome>/doc/parameterlist
Página dos parâmetros - esta página deve listar os parâmetros que a predefinição aceita, e as suas combinações mais comuns. Ela deve ser incluída (transcluded) na página de documentação e apresentada ao utilizador quando os parâmetros são incorrectamente usados.
  • Predefinição:<nome>/dev
Página de desenvolvimento - esta página normalmente contém o mesmo código que a página do código, mas que pode ser alterado para fazer experiências e melhoramentos, sem alterar o código da predefinição. Os resultados podem ser verificados na página de testes antes de migrar o novo código para a página do código.
  • Predefinição:<nome>/tst
Página de testes - esta página deve conter casos de teste para verificar o comportamento da predefinição em diferentes cenários de utilização, incluindo os casos limite nos quais as predefinições devem, mesmo assim, ter um comportamento elegante. Cada caso de teste deve ser chamado duas vezes: uma usando a página do código e uma segunda usando a página de desenvolvimento. Isto permite verificar facilmente o efeito de qualquer alteração.

Vantagens do mecanismo de separação

Este mecanismo suporta o processo de desenvolvimento e melhoramento das predefinições, permitindo alterar o código na página de desenvolvimento e comparar os resultados do código novo com os do antigo na página de testes, sem que as novas versões sejam visíveis para os leitores da wiki até estarem finalizadas.

Para além de articular o mecanismo de desenvolvimento, a separação dos diferentes elementos permite que somente a página do código esteja protegida contra edições. Os utilizadores podem continuar a alterar as restantes páginas, por exemplo introduzindo melhorias na documentação ou experimentando alterações ao código na página de desenvolvimento, porque estas não estão protegidas. Para que uma alteração ao código, feita na página de desenvolvimento, seja adoptada na wiki, o utilizador deve pedir a um administrador que a migre para a página do código.

Um efeito final da separação dos elementos para fora da página do código, é que reduz o montante de processamento da wiki. Sempre que cada predefinição é usada, a wiki só precisa tratar a página do código, não tendo de processar todo o restante conteúdo, como teria se todos os elementos estivessem numa só página.

Ligação entre as páginas

O elemento chave de ligação entre as páginas é a predefinição {{documentation}}, que deve ser colocada em todas as páginas de cada predefinição. Ela apresenta uma caixa com ligações para todas as outras páginas, permitindo a navegação fácil entre elas. As ligações apresentadas nesta caixa funcionam como é normal na wiki, mostrando se a página destino da ligação existe, ou não. Têm a vantagem de que, caso a página destino não exista, clicando na ligação pode-se criá-la já com um conteúdo inicial pré-definido.

Categorização das páginas

Somente a página do código deve ser categorizada.